Gazuateca – biblioteca social

A Gazuateca – biblioteca social é um espaço colectivo e de construção inacabada que procurará – a partir da comunidade – fomentar o pensamento crítico e a (auto-)reflexão, promover a criação de conhecimento e de contra-narrativas, estimular a troca de saberes e co-aprendizagens, criar condições para o desenvolvimento de ferramentas teórico-práticas que permitam favorecer a auto-organização, a participação e o exercício da autonomia. Pretende ainda contribuir para a preservação da memória histórica e a recuperação do conhecimento oral e dos escritos silenciados na história capitular, assim como instigar experiências comunitárias assentes na horizontalidade, cooperação e apoio mútuo.

No âmbito das suas funções gerais, a Gazuateca procurará reunir, catalogar, arquivar e facilitar o acesso, a consulta, a leitura, o empréstimo e a circulação de materiais de diferentes géneros (ficção e não-ficção), variáveis no formato (físico e digital), em várias línguas e em distintos suportes (e.g., livros, audiolivros, dvd’s, jornais, revistas, periódicos, zines e brochuras). Propõe-se a organizar, dinamizar e acolher vários tipos de actividades sociais, tais como clubes de leitura, grupos de estudo, oficinas de escrita criativa, oficinas de conta contos, apoio escolar, encontros lúdico-recreativos, etc.

As secções da biblioteca incluem temáticas como anti-capitalismo, anti-especismo, artes, consumo e alternativas, descolonialidades, economia social/solidária, educação não-formal, etnicidades, feminismos, filosofia, género, literatura, lutas de classe, movimentos sociais, música, história, okupação, prisões, racismo, revoluções, sexualidades, teoria política, etc. O espaço dispõe de um computador e de uma impressora/fotocopiadora, bem como garante o acesso gratuito à internet.

Enquanto projecto de proximidade, a construção da Gazuateca situa-se e depende da comunidade. Fazemos, por isso, o apelo à doação de materiais que se insiram nos princípios desta biblioteca, à apresentação de propostas de actividades, e ao envolvimento directo no processo de planeamento, organização e acompanhamento da biblioteca.

A Gazuateca – biblioteca social parte da necessidade de fazer uma política de bases com vista à transformação social. É habitada pelo desejo de imaginar e prefigurar novas formas de vida e de existências em comum. Espera ser um lugar de encontro, diálogo e acção.

Horário de funcionamento:
Quarta-feira a Sábado | 16h às 20h

Contacto:
Telefone: 224068384
Email: gazua.porto@gmail.com