Gazua.Doc – “AtingidAs” (+ roda de conversa) | 19 de Julho

Na próxima quinta-feira, dia 19, às 21h30, acolheremos na Gazua a exibição do documentário “AtingidAs”, que será seguida de uma roda de conversa com Larissa Helena (uma das directoras) e Elisabete Pessanha (psicóloga).
Há petiscaria vegana a partir das 20h30.
Apareçam!

Sinopse:
O documentário AtingidAs, concebido e dirigido por Daniela Felix, Larissa Helena e Miriã Bonifácio, foi produzido no escopo do prêmio Jovem Jornalista Fernando Pacheco Jordão, do Instituto Vladimir Herzog, de que as estudantes foram vencedoras em 2017.
O documentário traz à tona uma práxis jornalística generificada que se debruça sobre o rompimento da barragem de Fundão em Mariana, Minas Gerais (Brasil) do ponto de vista das mulheres atingidas. Memória, força e resistência são alguns dos temas evocados pelo documentário, no qual Maria Aparecida Lanna, Maria do Carmo Sena e Marlene Agostinha Reis relatam a luta que é ser uma mulher atingida.
“No cenário do maior crime ambiental do Brasil, as violências são muitas, são diárias, são invisíveis. Principalmente, quando se trata de mulheres; mulheres atingidas”, reforçando que “não se trata de dar a voz, porque isso elas já têm. Se trata apenas de proporcionar um lugar onde elas possam se expressar verdadeiramente”, disse as diretoras em audiência pública.