O jornalismo e a diversidade de vozes e histórias (conversa) | 6 de Abril

Na próxima sexta-feira, dia 6, às 21h30, acolheremos na Gazua a roda de conversa “O jornalismo e a diversidade de vozes e histórias”, que contará com a presença de Teresa Aranguren (jornalista espanhola com experiência em informação internacional em zonas de conflito) e Aline Flor (jornalista do Público e autora do podcast Do Género, sobre mulheres e igualdade). Será dinamizada por Helena Ferreira (doutoranda do programa doutoral em Estudos Culturais em parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho) e Carla Cerqueira (investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e docente na Universidade Lusófona do Porto).
Há petiscaria vegana e sopa a partir das 20h.


“Dar voz às histórias e às pessoas que frequentemente ficam na penumbra do espaço público é uma das funções do jornalismo. É nesse sentido de responsabilidade social que alguns/algumas profissionais têm contribuído para que certos temas, acontecimentos e atores sociais ganhem visibilidade jornalística. Como são as rotinas de produção noticiosa hoje e como é que é possível construir histórias mais diversas e promotoras de uma maior inclusão social? Como é que se colocam as minorias sociais e os temas habitualmente secundarizados nas agendas jornalísticas? Quando é que outras vozes conseguem ser fontes ou protagonistas das notícias? Estas são algumas das questões que lançam o mote para a roda de conversa com duas jornalistas – Teresa Aranguren e Aline Flor – pertencentes a gerações diferentes e que trabalham em contextos geográficos diversos, mas que têm em comum o facto de se dedicarem a trazer para o foco das notícias vozes e histórias que ficam habitualmente apagadas das agendas jornalísticas.
Teresa Aranguren é uma jornalista espanhola. É licenciada em Filosofia e Literatura e em Psicologia e Antropologia pela Universidade Universidad Complutense de Madrid. A sua carreira profissional está estreitamente ligada à informação internacional em zonas de conflito e o seu trabalho foi reconhecido com vários prémios a nível nacional e internacional.
Aline Flor é jornalista do Público e autora do podcast Do Género, sobre mulheres e igualdade. Licenciada em Ciências da Comunicação, mestre em Cinema Documental. Gosta de ouvir e de contar as histórias que ficam à margem e acredita que temos sempre algo a aprender em cada partilha.”

Helena Ferreira é doutoranda do programa doutoral em Estudos Culturais em parceria entre a Universidade de Aveiro e a Universidade do Minho.
Carla Cerqueira é investigadora de pós-doutoramento no Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho e docente na Universidade Lusófona do Porto.