Nem Deus, nem Patrão, nem Marido | 14 de Março

No âmbito do Festival Feminista do Porto, a Gazua acolherá no dia 14 de Março, às 21h, a projecção do filme “Louise-Michel”, de Gustave Kervern e Benoît Delépine, que será seguida de uma conversa.

“O título do filme e a citação final atribuída a Louise Michel (1830-1905), anarquista da comuna de paris (1871), ainda que não seja uma biografia da revolucionária francesa, transportam-nos para a ideologia política anarquista.

A narrativa fílmica desenvolve-se num pano de fundo satírico, por vezes macabro, e de uma comicidade sem compromissos com sentimentalismos, nem com uma técnica e estética cinematográficas, consolidando de uma forma geral, o tema da alienação. Se contemplarmos apenas a história, duas grandes questões sobressaem: as questões de género e as questões laborais.

Assim, podemos escolher variadíssimos temas de conversa. Por exemplo,uma reflexão política sobre o mundo operário, envolvendo trabalho, pobreza, solidariedade, organização, acção; uma reflexão sobre o género e em particular o transgénero: a mulher-homem, o homem-mulher e as respectivas representações…”.