Exposição “Resistências Des/enterradas: Exposição sobre a(s) História(s) das Mulheres nas Lutas Anti-autoritárias” | 3-31 de Março

No âmbito do Festival Feminista do Porto, a Gazua acolherá entre os dias 3 e 31 de Março a exposição “Resistências Des/enterradas: Exposição sobre a(s) História(s) das Mulheres nas Lutas Anti-autoritárias”, do Colectivo Rata Dentata e Maria A.
No dia 3 de Março, às 21h30, na Gazua, haverá uma conversa/debate de apresentação e reflexão sobre esta exposição e sobre o processo de elaboração da mesma.

“Resistências Des/enterradas: Exposição sobre a(s) História(s) das Mulheres nas Lutas Anti-autoritárias” é um projecto colectivo e itinerante, baseado nos princípios do DIY, de elaboração inacabada, que pretende visibilizar as histórias das mulheres que se afirmaram como precursoras do movimento anarquista e das resistências autónomas entre os finais do séc. XIX e os meados do séc. XX.
Enformado por uma perspectiva anarco-feminista, parte da necessidade de recuperação da memória histórica e apresenta notas biográficas, ilustrações, publicações, entre outros. Deolinda Lopes Vieira, Emma Goldman, Juana Belem Gutiérrez de Mendoza, Lucy Parsons, Louise Michel, Luisa Capetillo Perón, Mujeres Libres, Maria Lacerda de Moura, Maria Nikiforova, Noe Ito, Nwanyeruwa Ojim e Virginia Bolten são os nomes que nos acompanham nesta primeira incursão sobre história(s), mulheres e lutas anti-autoritárias.”